Sugestões para fazer em casa durante a quarentena/isolamento social

A quarentena ou isolamento social implica passar muito tempo em casa, mudando as nossas rotinas, o que nem sempre é fácil.É necessário não perder o ritmo e lutar contra o aborrecimento de ficar todo o dia fechado, por isso damos-lhe algumas dicas para que esta fase passe da melhor forma.

1. A primeira dica é não perder a sua rotina de sono. Manter o sono regulado vai permitir-lhe acordar com mais energia!

2. Faça exercício físico. É importante manter o corpo em atividade, pelo que entre os vários exercícios disponíveis pela internet, os exercícios que os próprios ginásios e personal trainers estão a disponibilizar e uma curta caminhada/corrida na rua, tem várias opções! Lembre-se que na rua não pode ficar por grandes períodos de tempo para estas atividades e que não é permitido a prática de exercício físico em grupo (mais de 2 pessoas). Mantenha-se saudável!

3. Aproveite para ler aqueles livros que tem na estante à espera de tempo para ler. Agora é o tempo. Caso não tenha livros em casa, pode sempre ler online! Exercite a mente e coloque a sua leitura em dia.

4. Por falar em livros, acompanhe as atividades da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, através da página de Facebook. As atividades que serão dinamizadas serão as seguintes:      

Hora do conto: partilha de vídeos/audios de leitura de histórias, dirigido às crianças. Participe também e envie-nos o seu vídeo!       

Hora de Contos e Lendas do Concelho de Águeda: leituras de contos e lendas tradicionais reescritos por Maria Conceição Vicente. Convidamo-lo a desenhar uma ilustração das histórias.      

Hora do E-book: partilha de e-books ou livros para download.       

Ponto ParagARfo: poemas antes do jantar com a partilha de vídeos/audios de leituras de poemas, dirigidos à jovens e adultos.

5. Ouça música e podcasts! Veja séries e filmes! Aproveite estes momentos de lazer, mas não abuse. O corpo precisa de ter alguma atividade.

6. E aquele projeto que andou a adiar por não ter tempo? Está na altura de apostar nele. Seja desenvolver um projeto pessoal, alguma atividade de bricolage, escrever um livro… Defina um horário todos os dias para se dedicar a ele.

7. Faça uma arrumação e limpeza profunda em sua casa e no seu armário. Tire tudo o que já não precisa ou não usa e aproveite para juntar tudo o que tiver em bom estado para poder doar. Esta é uma altura em que devemos fazer uma introspeção e focarmo-nos no que realmente é importante.

8. Se tiver em teletrabalho, crie um espaço dedicado apenas ao trabalho, se for possível. Defina os seus horários e “feche” esse espaço no final do dia de trabalho. É importante manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

9. Socialize sem sair de casa. A tecnologia hoje em dia permite-nos estar perto de quem gostamos, mesmo estando longe. Faça uso de todas as ferramentas disponíveis para continuar em contacto com as pessoas de quem mais gosta.

10. Veja espetáculos online! Vários artistas estão a promover espetáculos em direto a partir das suas casas, através das redes sociais, nomeadamente o Festival #euficoemcasa, com espetáculos de 17 a 22 de março, das 17h00 à 00h00, na rede social Instagram.

11. Visite museus e palácios. Vários museus e palácios estão a promover tours online, como os Museus do Vaticano, o Museu do Louvre, o The Met (Metropolitan Museum of Art), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Palácio Nacional de Sintra, a Capela Sistina, a Livraria Lello, entre muitos outros.

Descubra mais em: https://artsandculture.google.com/project/wonders-of-portugal

12. Tem crianças em casa? Entretenha-as com estas ferramentas: o jogo Stop Contágio, o site CoronaKids, criado pela editora Ideias com História, com o objetivo de informar sobre o novo coronavírus dedicado às crianças, livro A minha Avó tem Coronavírus e muitos mais livros disponíveis na biblioteca do Plano Nacional de Leitura.

Fique em casa. Proteja-se a si e aos outros. Esta tempestade, como todas as tempestades também irá passar!