Recomendações DGS

O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores.

Plano de Contingência – Novo Coronavírus SARS – CoV – 2

Tendo em conta o atual estado de emergência de Saúde Pública, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) em Portugal, e tendo como referência as recomendações da OMS e da DGS (Direção Geral da Saúde), a Câmara Municipal de Águeda definiu e aprovou o presente Plano de Contingência, nos termos do disposto no Despacho n.º 2836-A/2020, de 2 de março.

A propagação desta infeção poderá resultar num elevado nível de ausências ao trabalho, que provocará a conseguente perturbação da atividade diária dos serviços municipais, podendo levar, em caso extremo, à paralisação do exercício da atividade de atendimento nos serviços municipais.

Perante o quadro atual e os cenários que se afiguram, torna-se necessária uma resposta a esta ameaça através da definição deste Plano de Contingência que orientará a atuação a seguir por esta instituição numa situação de profilaxia de algum caso suspeito.

normas de isolamento