Em virtude da situação que estamos a enfrentar e de acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente a 17 de março de 2020, a ERSUC vai solicitar à população o cumprimento de novas regras no manuseamento do lixo doméstico, nomeadamente:
1. Se tiver, na sua família pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:
- Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
- Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
- Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.
2. Para além disso, as máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.
A informação será enviada para os órgãos de comunicação social regionais com o comunicado de imprensa que enviamos em anexo. Solicitamos a colaboração do Município na divulgação destas novas práticas.
A ERSUC vem também informar, que de acordo com o seu Plano de Contingência irá interromper dia 19 de março 2020, por tempo indeterminado, o serviço de Recolha Porta-a-Porta em comércios e serviços, continuando a recolha dos recicláveis a ser realizada nos ecopontos. Em anexo enviamos o folheto de divulgação desta informação.